terça-feira, 4 de outubro de 2011

Arduino Bluetooth




A BT é uma placa Arduino microcontrolador baseado no ATmega168 ( datasheet ) eo Bluegiga WT11 módulo bluetooth ( detalhes e folha de dados [pdf]). Ele suporta comunicação serial sem fio por bluetooth (mas não é compatível com fones de ouvido Bluetooth ou outros dispositivos de áudio). Tem 14 digitais de entrada / saída pinos (dos quais 6 podem ser usados ​​como saídas PWM e pode ser usado para repor o WT11 módulo), 6 entradas analógicas, a 16 MHz cristal oscilador, terminais de parafuso para poder, um cabeçalho ICSP, e um botão reset. Ele contém tudo o necessário para apoiar o microcontrolador e pode ser programado remotamente através da conexão Bluetooth. Instruções estão disponíveis para começar a usar o Arduino BT .
Sumário
Microcontrolador ATmega168
Tensão operacional 5V
Tensão de entrada 1,2-5,5 V
Digital I / O Pinos 14 (dos quais 6 oferecem saída PWM)
Analógica dos Pinos de Entrada 6
DC Corrente por I / O Pin 40 mA
Corrente DC 3.3V para Pin 50 mA
Memória Flash 16 KB (dos quais 2 KB utilizado pelo gerenciador de boot)
SRAM 1 KB
EEPROM 512 bytes
Velocidade do relógio 16 MHz
Desenho esquemático & Referência
Referência Design: arduino-bt-reference-design.zip
esquemática: arduino_bt06.pdf
Poder
A BT Arduino pode ser alimentado através do + V e terminais de parafuso GND. A placa contém um convector DC-DC que permite que ele seja alimentado com tão pouco como 1.2V, mas um máximo de 5.5V. tensões mais elevadas ou polaridade invertida na fonte de alimentação pode danificar ou destruir a placa.
Os pinos de alimentação são os seguintes:
9V. A tensão de entrada para a placa Arduino (ou seja, o mesmo que o parafuso terminal V +). Você pode fornecer tensão por este pino, ou, se o fornecimento de tensão através dos terminais de parafuso, acessá-lo através deste pino. Atenção: apesar do rótulo, não atribuem 9V para este pino. Ele vai danificar a placa.
5V. A fonte de alimentação regulada usada para alimentar o microcontrolador e outros componentes na placa. Isto pode vir tanto de V + através do on-board DC-DC conversor, ou ser fornecidas por uma fonte de 5V regulado.
GND. terra pinos.
Memória
O ATmega168 tem 16 KB de memória flash para armazenamento de código (dos quais 2 KB é usado para o bootloader). Ele tem 1 KB de SRAM e 512 bytes de EEPROM (que pode ser lido e escrito com a biblioteca EEPROM ).
Entrada e Saída
Cada um dos 14 pinos digitais do BT podem ser usados ​​como uma entrada ou saída, usando pinMode () , digitalWrite () , e digitalRead () funções. Eles operam com 5 volts. Cada pino pode fornecer ou receber um máximo de 40 mA e tem um resistor pull-up interno (desligado por padrão) de 20-50 kOhms. Além disso, alguns pinos têm funções especializadas:
Serial:. 0 (RX) e 1 (TX) Usado para receber (RX) e transmitir dados (TX) TTL serial. Estes pinos são conectados aos pinos correspondentes do Bluegiga WT11 módulo.
Interrupções externas:. 2 e 3 Estes pinos podem ser configurados para disparar uma interrupção por um valor baixo, uma borda de subida ou queda, ou uma alteração no valor. Veja o attachInterrupt () função para obter detalhes.
PWM:. 3, 5, 6, 9, 10 e 11 Fornecer de 8 bits de saída PWM com o analogWrite () função.
SPI: 10 (SS), 11 (MOSI), 12 (MISO), 13 (SCK). Estes pinos de suporte de comunicação SPI, que, embora fornecido pelo hardware subjacente, não está incluída na linguagem Arduino.
BT Reset:. 7 conectado à linha de reset do Bluegiga WT11 módulo, que é alta ativo.
LED: 13. Há um built-in LED conectado ao pino digital 13. Quando o pino está em HIGH o LED está ligado, quando o pino é baixo, está fora.
A BT tem 6 entradas analógicas, cada uma das quais com 10 bits de resolução (ie 1024 valores diferentes). Por padrão, eles medem de terreno para 5 volts, mas é possível mudar o limite superior de sua escala usando o pino AREF e algum código de baixo nível. Além disso, alguns pinos têm funções especializadas:
I 2 C:. 4 (SDA) e 5 (SCL) Suporte I 2 C de comunicação (TWI) usando a biblioteca Wire (documentação no site do Wiring).
Há um par de pinos diferentes na placa:
AREF. Tensão de referência para as entradas analógicas. Usado com analogReference ().
Veja também o mapeamento entre os pinos do Arduino e ATmega168 portas .
Bluetooth Comunicação
O Bluegiga WT11 módulo sobre o Arduino BT fornece comunicação Bluetooth com computadores, telefones e outros dispositivos Bluetooth. A WT11 se comunica com o ATmega168 via serial (compartilhado com o RX e TX pinos na placa). Ele vem configurado para 115,200 comunicação baud. O módulo deve ser configurável e detectável por motoristas do sistema operacional bluetooth, o que deve, então, fornecer uma porta com virtual para uso por outros aplicativos. O software Arduino inclui um monitor serial que permite que dados simples de texto a ser enviado para e da placa Arduino por essa conexão bluetooth. O conselho também pode ser reprogramada usando esta mesma conexão sem fio.
A WT11 é especialmente configurado para uso na BT Arduino. Seu nome está definido para ARDUINOBT e código de acesso para 12345. Para mais detalhes, consulte a completa esboço de inicialização .
Comunicação
A BT Arduino tem uma série de outras facilidades para a comunicação. O ATmega168 's UART TTL (5V) de comunicação serial está disponível nos pinos digitais 0 (RX) e 1 (TX), bem como estar conectado à WT11 módulo.
A biblioteca SoftwareSerial permite a comunicação serial em qualquer dos pinos digitais do BT.
O ATmega168 também suporta I2C comunicação (TWI) e SPI. O software Arduino inclui uma biblioteca Wire para simplificar o uso do I2C bus, veja a documentação no site do Wiring para mais detalhes. Para usar a comunicação SPI, consulte o ATmega168 folha de dados.
Programação
A BT Arduino pode ser programado com o software Arduino ( baixar ). Para mais detalhes, consulte a referência e tutoriais .
O ATmega168 no Arduino BT vem preburned com um bootloader que permite envio de novos códigos sem o uso de um programador de hardware externo. Ele se comunica com o original STK500 protocolo ( de referência , arquivos de cabeçalho C ).
Você também pode ignorar o bootloader e programar o ATmega168 pelo ICSP (In-Circuit Serial Programming) cabeçalho, ver estas instruções para obter detalhes.
Características Físicas
O comprimento máximo e largura da BT são aproximadamente 3,2 e 2,1 polegadas, respectivamente. Três furos permitem que o conselho a ser ligado a uma superfície ou caso. Note que a distância entre os pinos digitais 7 e 8 é de 160 mil (0,16 "), e não um múltiplo do espaçamento mil 100 dos outros pinos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário